quinta-feira, 8 de maio de 2008

E HOUVE VONTADES!

Há tempos dizia:

“…Numa terra em que não existe qualquer publicação (jornal ou outra), onde não há espaço para a troca de ideias e para a crítica construtiva, onde o debate não se faz (ou faz-se apenas nas tascas reais), onde a massa crítica escasseia este “FÓRUM VIRTUAL” poderia ser algo positivo. E dar um pequeno contributo para “abanar” Marvão!...”

“…Penso, também, que seria um tema que despertaria interesse aos Marvanenses, quer aos residentes quer aos por aí “espalhados” (cujas diferentes experiências e visões seriam muito importantes) …”

“...Assim haja vontades...”

E houve vontades. Ainda bem!

A equipa agora constituída (em que todos os elementos são pilares com igual estatuto e importância) parece-me que tem a quantidade, qualidade e heterogeneidade suficientes para dar consistência a este projecto e possibilitar ao mesmo atingir aquilo a que se propõe.

E o ideal será que muitos outros se envolvam, também, permitindo que o “Fórum Marvão” possa ir perdurando, independentemente de vontades individuais!

Apelo, sobretudo, a que se faça o contraditório, através de comentários às diferentes intervenções. Do contraditório nasce o debate. E isso é que será enriquecedor.

Este blog é um espaço de cidadania!

Nesta primeira intervenção gostaria de deixar uma nota prévia:

Mesmo no período em que residia a 300 kms de distância do meu concelho (Marvão) sempre me senti envolvido no seu percurso. Informava-me do que nele se passava e emitia opiniões, mais ou menos públicas, sobre aquilo que eu considerava importante para o seu desenvolvimento.

Foi por isso (pelas ideias e opiniões) que, mais tarde, fui convidado a integrar, como independente, a lista do PSD à Assembleia Municipal. Como acreditava no projecto aceitei, tendo como único intuito disponibilizar a minha pequena contribuição para o desenvolvimento de Marvão. Estou, portanto, na Assembleia Municipal de Marvão como independente (puro e duro) regendo-me apenas, e só, pela minha consciência. Opino e voto, em cada matéria, subjugado somente à disciplina por ela imposta. Sou apartidário. Não sou apolítico.

Quero com isto dizer que, neste blog, não sou mandatário de ninguém! As minhas intervenções não serão de cariz partidário. Aqui, as minhas opiniões expressarão apenas, e só, as minhas análises das situações, as minhas ideias, as minhas sensações, as minhas perspectivas…

Como a prosa já vai longa apresento, de uma forma muito genérica e simplista, a minha análise da situação actual de MARVÃO:

Pontos Fortes

Marca Marvão; Património natural, gastronómico, paisagístico, arquitectónico e arqueológico riquíssimo; Experiência de décadas na actividade industrial; Proximidade com Espanha; proximidade com a capital de distrito; Principais eventos culturais...

Pontos Fracos

Interioridade; Desertificação; Envelhecimento da população; Forte clivagem no relevo e nas mentalidades; Falta de uma sede que fosse um núcleo urbano forte e agregasse vontades; Inexistência de condições físicas e outras que facilitem a criação e desenvolvimento de unidades de negócio/investimento; Más acessibilidades; Inexistência/deficiência de infra-estruturas sociais, culturais, desportivas e recreativas...

Ameaças

Crescimento da desertificação; Desaparecimento das unidades industriais de Santo António das Areias; Saída de serviços públicos; Inexistência de iniciativa privada; Diminuição dos postos de trabalho; Situação do projecto do golfe na Portagem; Extinção do estatuto de concelho...

Oportunidades

Desenvolvimento da marca Marvão; Desenvolvimento de “produtos” ligados ao turismo de natureza; Reestruturação da indústria existente; Criação de local para a instalação de pequenas unidades de negócio. Melhoramento da acessibilidade para Portalegre; Criação de nova acessibilidade para Espanha; Aprofundar o envolvimento com os vizinhos espanhóis. Parcerias ligadas ao turismo; QREN (novo quadro comunitário de apoio); Cidade da Ammaia; Golfe; Herdade do Pereiro; Termas da Fadagosa...

Eu acredito no futuro de Marvão. É uma terra com potencialidades enormes que ainda irá atrair investimentos importantes. Tem características que a distinguem de forma positiva relativamente, por exemplo, à maioria dos concelhos deste distrito. Apesar da sua interioridade, acredito que os seus pontos fortes e oportunidades, a prazo, vão suplantar os pontos fracos e ameaças e vejo, sobretudo, três vectores fundamentais para o seu desenvolvimento:

1 - Turismo de qualidade, aproveitando as suas extraordinárias características naturais e apoiado numa marca forte;

2 – Valorização e desenvolvimento da experiência acumulada (em décadas) na actividade empresarial em Santo António das Areias;

3 - Aproveitamento da localização geográfica (proximidade com Espanha)

Naturalmente, em futuras intervenções penso opinar sobre os mais variados temas. Contudo, no “pontapé de saída”, o tema óbvio era este: MARVÃO

Grande Abraço

Bonito Dias

3 comentários:

Luís Bugalhão disse...

e prontos, voltaste a ser o primeiro a cá chegar. já tiveste convite não? não consigo perceber porque não aparece (ainda) na 'capa' o nome dos autores, uma vez que tu já és autor (o teu nome aparece no 'publicado por'). a rever aí pelo manageiro (ou é os?). outra coisa a integrar com caracter de urgência é uma lista de blogs relacionados com o forum (CMM, taxca, etc). qt mais gente trouxermos, mais gente conheceremos e mais diversificado se tornará o debate.

para já reservo o meu coment a este teu primeiríssimo post para mais tarde. de qq modo acho que está um bom balanço/levantamento do que se passa no concelho. as pistas que abre é que são imensas. há que, na minha opinião, fazer as 'first things first', qu'é cm quem diz vamos com calma rapaz. tu, com a experiência de responsabilidades institucionais que tens, estás muito mais à frente que um deslocado cm eu, o que pode levar a que não consiga acompanhar-te do modo que quero e do modo que vós, meus amigos, tb pretenderão dos 'deslocados'.

por isso, espero por outros comentários a este post, para ver se sou só eu que sinto isto (o único que vai a marchar certo) ou se há mais gente de fora que sente o mesmo. se for só eu, sou eu que terei que afinar pelo vosso diapasão...

mas continuo cheio de inveja! já me fintaste no retórica e agora neste repetiste a façanha! o que vale é que és do benfica, senão... ia-te... enfim... cagar à porta ;-)

abraço

Garraio disse...

Boa tarde, pessoal.

Em primeiro lugar, parabéns ao Fernando, pelo seu post carregadíssimo de vontades, de boas vontades.

Como vocês sabem, um blog é uma espécie de jornal, no qual se pode ser leitor, jornalista, ou ambas as coisas.

Sei que este blog vai ter algumas arrancadas em força, mas gostava de aconselhar calma, porque corremos o risco de carregar toda a mobília na primeira viagem da camionete. E, se despejamos tudo de uma só vez, depois não há material para trazer outras carradas.

Assim, proponho que os posts versem temas em concreto, gerem opiniões, controvérsias, defesas de posições já manifestadas, etc.

Entre o post do Fernando e a pergunta da candidatura, já temos matéria para discutir durante 2 anos.

Quanto à pergunta da candidatura de Marvão a Património Mundial, discordo veementemente que seja colocada da forma como está.

Esse foi um tema muito importante na vida do Concelho, uma história muito mal contada, com um aproveitamento político indecente, e o fim ainda não está completamente esclarecido.

Se este blog quer comentar, criticar, propor, opinar, sobre o Marvão de ontem, o de hoje e o de amanhã, esta conversa da Candidatura tem que ser aqui discutida até à exaustão, e não nos podemos limitar a dizer somente se foi mais ou menos importante para o Concelho.

Mas, como já disse lá atrás, vamos com calma.

298 - Manuel Andrade disse...

Caríssimos (as)

Faz algum tempo que leio as vossas mensagens sem retorquir.
Comentei recentemente o quão útil sería um encontro dos diversos elementos que aqui publicam as suas idéias.
Efectivamente há um défice de discussão e ainda mais uma falta de aplicabilidade. Podemos passar o tempo todo a encher blogs, mas ... está na altura de agir.
Recentemente dei passos muito concretos para o efeito. Está tudo muito 'emperrado'. Ninguém para lá de vós quer discutir o que quer que seja.
Não é o momento de aprofundar a matéria aqui exposta, porquanto estou na Al-Mossassa e só acedi à net por instante.
Irei por certo voltar à matéria e a propôr a todos os que acalentam a discussão POR MARVÃO um encontro.

Um abraço a todos.