terça-feira, 27 de maio de 2008

Marvão não é só Marvão...


Peço desculpa por este titulo, mas não posso deixar cair em esquecimento as pequenas localidades que fazem parte do nosso concelho.

Marvão é e será sempre Marvão, pela sua singularidade, a sua beleza, o seu encanto, a tranquilidade da sua paisagem...

Mas, e a minha terra, a aldeia macaca como eu lhe chamei há muitos anos...

Era no tempo de escola, onde vir para a parvalheira da minha terra era um suplicio todos os dias, o que hoje se torna perto, para quem se desloca de carro, era de morte (e ainda o é) para quem tinha que vir de camioneta da carreira. Vinha para o fim do mundo, não tinha lá nada... Pensava eu!


Hoje porém, tenho tudo, a minha familia, os encantos das suas ruas, as suas calçadas, o sossego, o cantar dos passarinhos, as belissimas paisagens que descobri por entre trilhos campestres e pelas carteiras no meio das serras...

Acreditem que é reconfortante, voltar às origens todas as sextas-feiras, depois de uma semana de stress, o corre... corre do dia a dia esquece-se quando chego à minha aldeia...

Bem, disse.. disse e ainda não disse o seu nome, não é dificil de adivinhar... é o meu Porto da Espada...

Já muito escrevi sobre ele... decobri sobre ele... e gostava de partilhar com todos...

A paixão que descobri pela minha aldeia, não pode ficar só para mim...

Por ela já fiz, faço e farei sempre tudo o que puder para a fazer conhecida e reconhecida...

Deixo um desafio... para quem quiser participar... não só na minha aldeia, mas por todas as aldeias do nosso concelho... agendarmos passeios, caminhadas e partilharmos com todos, os encantos das nossas terras... do nosso MARVÃO!


Que tal? Domingos de manhã? Aceitam-se sugestões... há tantos lugares maravilhosos que gostava de conhecer...

12 comentários:

Felizardo Cartoon disse...

O Porto da Espada, é das localidades mais preciosas do concelho de Marvão !

Nota-se que por ali já houve mais vida; mais pulsar , mais juventude .

As festas de Verão eram magníficas, com as suas célebres largadas .

Lembro-me que numa dessas ocasiões, fui ajudado a subir para uma varanda altaneira pelos chifres de um touro ou de uma vaca, já não sei precisar .

Um abraço :
Hermínio Felizardo

João, disse...

Olá Dai, bom dia e restante pessoal do Fórum.

Em primeiro lugar, dou-lhe as boas vindas e em simultâneo, felicito-a pelo tema que aqui nos trás, de que “Marvão não é só Marvão (Vila)”…

Sempre considerei que quando me refiro a Marvão, o faço como “unidade” de todo o concelho. Mas sempre senti, que sobretudo para o exterior, nem sempre as pessoas o entendem assim, por isso a pertinência com que a Dai se refere ao tema.

Refiro-me por exemplo, quando se discute “saúde” (que é a minha área profissional) fora do concelho, Marvão é sempre tratado como um concelho menor “aquilo não tem lá ninguém”…, e a dificuldade que temos em nos fazer acreditar de que Marvão, na sua unidade, ainda tem perto de 4 000 almas vivas, que existem 5 concelhos no distrito de Portalegre, com menor população (Monforte, Arronches, Fronteira; C. Vide e Alter).

Só que Marvão possui essa singularidade, de não ser a sede do concelho o sítio mais populoso, e isso tem-nos trazido ao longo da história alguns problemas, por isso este Post da Dai, deve ser analisado com a importância que merece e de vários prismas e pontos de vista.

Marvão é um todo, e nem sempre tem sido tratado como unidade. São frequentes, ao longo da história os diferentes tratamentos dados ao norte ou sul do concelho, consoante os seus “líderes”, sejam de um lado do “monte” ou do outro. Felizmente, parece-me que ultimamente, esta situação tem-se esbatido um pouco, mas não tenho a certeza que isso seja verdadeiro.

Para mim, tal como parece para a Dai, Marvão é: os Alvarrões, os Carris, o Covão, a Apartadura, o Porto da Espada, os Galegos, a Pitaranha, a Rasa, S. Salvador, os Olhos-de-Água, a Portagem, o Prado, a Escusa o Vale-de-Alcaide, o Areal, o Vale-de-Rodão, a Abegôa, o Maral, a Fonte-Souto, a Ponte-Velha, o Engenho-da-Lã, o Areeiro, A Ramila, Bolgão, a Martela, o Fraguil, o Pego Ferreiro, a Relva, Currais Martins, a Asseiceira, os Aires, S. A. Das Areias, a Ranginha, os Cabeçudos, o Maral, a Aldeia, os Barretos, a Beirã, o Pereiro, a Fadagosa, A Herdade dos Pombais, etc. …, e também, claro, o sítio de Marvão.

Espero não ter omitido muitos dos nossos lugares e sítios, mas se aconteceu a lista fica aberta para todas as referências.

Linda fotografia esta, do P. da Espada.

jbuga

Garraio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Garraio disse...

Caseta, Laginhas, Beco, Pomar Velho, Casa Nova, Carvalhal, Atalho, Monte Baixo, Quinta do Lajeado, Canada, Torre, Registo, Braçais, Penha da Gaia, Fonte Santa, Fragústa, Crença, Braçais...

e depois dos Braçais só dizer que não tenho tido tempo pra mais.

João... e em relação à saúde de Marvão, também vamos (e depressa!) meter o culherão!!! Inté.

Luís Bugalhão disse...

sem muita conversa, que estou sem tempo, podes acrescentar joão, pelo que eu me lembro, o vale carvão, ou de carvão (a minha mãe já me disse que devíamos passar por lá, fotografar e ver o que nosso primo josé manuel lá tem feito, a memória do ti julhão, que nos está a ver, iria gostar. e a propósito: qu'é do retórica? foi a banhos... de chuva?).

mas vós é que sabeis melhor, cm compreenderão.

abraço

Luísa Garraio disse...

Boa tarde pessoal do fórum,

Não quero escrever muito mais do que já foi escrito por JBuga, pois subscrevo na integra as seguintes palavras:”Marvão é um todo, e nem sempre tem sido tratado como unidade. São frequentes, ao longo da história os diferentes tratamentos dados ao norte ou sul do concelho, consoante os seus “líderes”, sejam de um lado do “monte” ou do outro. Felizmente, parece-me que ultimamente, esta situação tem-se esbatido um pouco, mas não tenho a certeza que isso seja verdadeiro”.
Eu também tenho as minhas dúvidas quanto ao tratamento entre “norte” e “sul”…

Com toda a diversidade do Concelho e riqueza inerente, bom seria mesmo continuar a apelar ao espírito da unidade…mas isso implica uma mudança de mentalidades que não se vislumbra…ou serei muito pessimista???

Os horizontes são vastos vistos lá de cima…o pior mesmo é que essa imensidão em termos internos transforma-se numa ilusão óptica…mas este problema já passou por comentários anteriores a outros posts…

Quanto às caminhadas tanto em voga ultimamente, são sempre benvindas…

Jorge Miranda disse...

Adelaide, muito bem vinda a esta tua/nossa casa.
Como diz o Malato, já fui muito feliz no Porto Espada.
Um beijinho,
Jorge

João Tavares disse...

"O mundo é um belo livro, mas com pouca utilidade para quem não sabe ler." (Carlo Goldoni)
Mas tu soletras na perfeição todas as letras da tua terra!
Um grande Beijo para a Dai!
João Tavares

Garraio disse...

AHAHHAHAHAHAHAHHAH...

Pois é, meninos... a mana do Garrincha saiu pior c'á encomenda...

Aparece de pantufas, mas solta as suas sapatadas... ;)

Apelo em especial aos srs. participantes mais assíduos deste blog, que expliquem essa triste expressão separatista "parte norte" ou parte sul" do Concelho.
Eu acho que este assunto é da maior importância e devia ser tratado num post próprio. Mas, como eu não utilizo tais expressões, porque para mim, Marvão é só um, deixo essa possibilidade aberta a quem a quiser explorar.

Vá lá... amigos, força!

Bonito disse...

Bem vinda Dai. O teu post é pertinente!

Há algum tempo atrás escrevi um comentário (o morro) no "Vendo o mundo..." que cai aqui que nem ginjas...

O “morro” que divide Marvão é, talvez, o maior problema do nosso Concelho. É que essa forte divisão na paisagem resulta numa drástica clivagem nas mentalidades.

Qualquer pequeno Concelho como o nosso aglomera, naturalmente, os seus pontos fortes na respectiva Sede. Sendo esta o principal motor de desenvolvimento. Ora, atendendo às suas peculiares características físicas, a vila de Marvão não pôde crescer nem, consequentemente, comportar estruturas ao nível do desenvolvimento económico, social, cultural, desportivo, etc, (enfim, massa crítica) como qualquer outra Sede de Concelho. Desta forma, sendo a mais bonita, imponente e conhecida Sede de Concelho do Distrito é, também, a mais desertificada e vazia de infra-estruturas.

Por outro lado, não existindo uma sede que, de uma forma unânime, pudesse aglomerar tudo isso surgiram as “guerrilhas” de freguesias, chamando cada uma a “brasa à sua sardinha” – ex) duas escolas, duas piscinas, etc. Consequências: 1 - todas perderam com essa guerra e, sobretudo, perdeu o concelho; 2 – criou-se uma forte clivagem nas mentalidades, principalmente entre Norte e Sul; 3 – Concelho menos desenvolvido do Distrito.

As novas gerações têm atenuado esta realidade, apenas atenuado. É os de Marvão a reclamarem com a gastronomia na Portagem; é os de Santo António das Areias dizerem que tudo é feito na Portagem e, quando surge o Carnaval em SAA, reclamarem por o anunciarem como “Marvão Folião”; é os da Beirã também a quererem “O Carnaval”; é os da Portagem a olharem desconfiados perante a possibilidade de surgirem infra-estruturas para a instalação de unidades empresariais em SAA; é os do Porto da Espada a dizerem que “de Marvão não se avista o Porto da Espada”. Enfim, só alguns exemplos.

Todos nós, de norte a sul, de este a oeste, devemos perceber que é bom para todos que sejam criadas infra-estruturas, seja em que local for; é bom para todos a permanência e desenvolvimento do aglomerado “industrial” de SAA; é bom para todos um constante potenciar das características naturais da Portagem para o turismo; é bom para todos a subsistência e incremento de actividades agrícolas/florestais no Porto da Espada ou na Beirã (Herdade Pereiro); é bom para todos promover a singular sede de concelho que temos: MARVÃO; é bom para todos…etc, etc,etc.

No início desta semana tive formação profissional em Lisboa. Estavam presentes mais 20 colegas; um de Setúbal, um de Rio Maior, uma de Beja, um da Cova da Piedade, etc, etc. Na apresentação da praxe referi que era natural de uma das 7 maravilhas de Portugal: MARVÃO. Todos conheciam e admiravam Marvão e alguns referiram já ter votado nesta “maravilha”. No distrito só há uma marca mais forte que a marca “Marvão” é a “Delta”.

Há que potenciar a marca “Marvão” e tirar partido dela (É boa ideia anunciar o “Marvão Folião” em SAA ou o “ Marvão Rock Fest” na Portagem. É necessário percebermos que temos um Concelho diferente e fazer dessa diferença uma vantagem.

Grande Abraço
Bonito Dias

Kasa disse...

Em 1226, D. Sancho II atribui a Marvão o primeiro foral. O seu termo englobava quase todo o território que hoje pertence ao distrito de Portalegre. Portanto, Marvão já "foi" o distrito de Portalegre.
É verdade. De Marvão vê-se a terra toda,(...)compreende-se que o viajante murmure respeitosamente "Que grande é o mundo" (José Saramago).
Portanto Marvão não é só Marvão...é o Mundo!

Unknown disse...

Linda terra, indeed.