segunda-feira, 26 de maio de 2008

Um País Pouco Dado às Matemáticas...


Isto a mim anda a dar-me cabo da cabeça!

Já não sei se sou eu que sou pouco esperto (ou mesmo completamente estúpido), se afinal nos andam a comer, a todos, por parvos.

Vem isto a propósito da “roubalheira” dos preços dos combustíveis nos últimos 3 ou 4 anos. Para não ir mais para trás…

E vou tentar ser tão simplista, quanto as básicas operações aritméticas o permitem, como o nosso Governo Central poderia reduzir o preço por litro de combustível em 30 Cêntimos. Pelo que, 1 litro de gasolina sem chumbo, passaria a custar 1.20 Euros.
O que seria um preço aceitável e sem que os “negociadores” (Estado e Empresas Petrolíferas) perdessem dinheiro em relação a 2004.

Então vejamos:

Em 2004, um litro de gasolina sem chumbo, custava cerca de 1 Euro.
Deste Euro, 60% (IVA + ISP) ia parar ao bolso dos cobradores de impostos de então, ou seja 60 Cêntimos.

Hoje, 1 litro da dita custa aproximadamente 1.5 Euros.
Deste, 60% (IVA + ISP), vai para o bolso dos actuais cobradores de impostos, ou seja 90 Cêntimos.
Isto é, mais 30 Cêntimos do que em 2004.

Resumindo, se o actual Governo Central se contentasse com os mesmos 60 Cêntimos, como em 2004 (o que já não é pouco), este povo martirizado com impostos agradeceria, e cada litro de “gasosa”, passaria a custar cerca de 1.20 Euros, que é o mesmo que na nossa vizinha Espanha.

Claro que os portugueses que agora andam a abastecer em Espanha, nomeadamente os marvanenses, abasteceriam cá e diminuiria a fuga de capitais para o estrangeiro.


Espero com este simples artigo, contribuir para que os frequentadores do Fórum tomem consciência sobre quem são os beneficiários dos aumentos dos produtos petrolíferos.

3 comentários:

Bonito disse...

E assim a Galp, BP e Cª Lda riam-se de nós e do estado ao mesmo tempo...

Era uma risota...

(podiam dividir "o mal pelas aldeias"... petrolíferas e estado!)

Não seria mais justo!

Grande abraço
Bonito Dias

Jorge Miranda disse...

Acho que tecnicamente é impossível baixar os (ISPP), assim rezam os maiores economistas do Reino, de todos os quadrantes políticos.
Lamento é que não se tenha dito que as empresas petrolíferas, com a Galp à cabeça, estejam já a praticar preços de petróleo que só irão receber daqui a alguns meses.
Por outro lado a valorização do Euro face ao dólar, também tem servido de atenuante para os prejuízos (?). Desta vez até acho que o Estado não é o maior responsável, pois não podemos num dia dizer que queremos a liberalização dos preços e no outro porque as coisas estão a correr mal, deve ser o Estado a intervir.
Não tenho duvidas é que deveríamos ter feito os trabalhos de casa à muito tempo, e como durante 30 anos o Pais foi um regabofe, agora estamos a pagar a factura com juros.
PS- Não devemos esquecer que o Estado somos NÓS.
Um abraço
Jorge

Felizardo Cartoon disse...

Em portalegre,alguém confidenciou ao meu irmão, que conduziu durante um ano, um automóvel em "final de carreira ", movido a óleo de fritar, visto que a esposa deste trabalha numa cantina onde se utilizam muitos litros por mês deste produto .

Ao que parece este procedimento só tinha um inconveniente : exalava um forte odor a batatas fritas .

Se esta forma de reciclagem inerente à reutilização deste novo combustível, ganha muitos adeptos, qualquer dia nos postos de abastecimento vamos encontrar terminologia do tipo :


Super bitoque Plus 2008 ou bitoque diesel sem chumbo .