segunda-feira, 11 de junho de 2012

Serviço Público

Do Gabinete de Comunicação da CM de Marvão recebemos a Informação seguinte:



Carta Aberta aos Marvanenses de Francisco Martins Ramos

“Marvão apresenta a candidatura a Património Mundial, enquanto Paisagem Cultural. De facto, para avaliar Marvão é preciso colocar o Homem no centro do Mundo. Assim, a cidadela e o seu horizonte cultural devem ao Homem as virtualidades de uma presença continuada, desempenhando os papéis que as circunstâncias definiram: colector, agricultor, cardador, cabouqueiro de povoados, defensor do território, portageiro de passagens interditas, pescador, moleiro e pisoeiro, anfitrião de viajantes, visitantes e turistas.

Marvão não é só um castelo. A fortaleza, o vale e a planície, o rio, são sítios de confluência, de encontros, de cruzamentos sociais e culturais que consubstanciaram e solidificaram uma vivência que ultrapassou a dureza da pedra, a força dos caboucos, a aspereza da terra, as agruras do tempo, misturando desde o Paleolítico, bandos à procura de sobrevivência, lusitanos e romanos, cristãos, árabes e judeus, galegos e “ratinhos”.

Em Marvão e no território envolvente existe uma explosão paisagística, que marcou a vila e as suas aldeias brancas, que tisnou os campos de ouro e verde, que alimentou sentimentos de identidade fraterna e fomentou vizinhanças, por força de uma geo-morfologia singular que marcou o vale e as encostas, a fauna e a flora.

A humanização da paisagem foi um processo lento de séculos que não se limitou à construção do habitat humano, mas que se estendeu ao domínio do rio grande da zona, às terras férteis do vale da Aramenha e às margens do Sever, à prática agrícola que implantou o centeio, o trigo, os castanheiros, os primores das hortas e a agricultura de jardim. De acordo com Jorge Gaspar, Marvão é ao mesmo tempo um lugar modelo, um sítio singular e um território de convergências patrimoniais. Por isso, Marvão revela universalidade e lugaridade.

Convenhamos que a candidatura de Marvão a Património Mundial, enquanto Paisagem Cultural, não é uma teimosia de quem quer ganhar estatuto; pelo contrário, trata-se de uma ambição legítima e fundamentada e é um processo em que o corolário ultrapassará em muito a soma das partes. Pela diversidade e riqueza de segmentos e factores elegíveis, pela combinação feliz da Natureza com a História e a Cultura, pelas emoções que desperta, porque coloca o Homem e a sua obra no centro do Mundo, e porque nos conduz à matriz identitária que nos acalenta e nos guia, naturais e residentes, e surpreende forasteiros.”

Francisco Martins Ramos"

Calendário das sessões a realizar pela CM de Marvão sobre a Candidatura de Marvão a Património Mundial:

No seguimento deste belíssimo texto do Prof. Francisco Ramos, vem o Município de Marvão Convidar V/ Exa. para numa das sessões públicas tomar conhecimento do ponto de situação deste processo, e o mais importante, poder manifestar a sua opinião/critica/sugestão a este respeito:


Horário e locais disponíveis:


14/06/2012:
20H - Marvão: Câmara Velha – Casa da Cultura


18/06/2012
20H - Santo Antonio das Areias: Bombeiros Voluntários de Marvão


25/06/2012
20H - Portagem: Escola EB 2+3 de Ammaia


Nota: Outras postagens sobre esta temática podem ser consultadas aqui e, aqui. Pode também dar a sua opinião, aqui ao lado, na sondagem que temos a decorrer.

Um comentário:

Helena Barreta disse...

Que belo texto.

Pela minha parte, acho muito bem que a candidatura vá em frente.